Seminário



O que é? 


É uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no âmbito do Programa Educar para Transformar - Pacto pela Educação, com vistas à formação de uma Rede Internacional de Pesquisadores dedicados ao Estudo das Heranças Intelectuais Africanas. Ele é o ponto de partida para que se proponham formas de construção, aproveitamento e difusão dos conhecimentos sobre o Continente Africano, de modo a melhor instrumentalizar professores, estudantes e a sociedade de modo geral, para a superação de preconceitos e estereótipos herdados de um pensamento arcaico, racista e contraproducente. 

O fomento a estruturação da Rede de Pesquisa Herança Intelectual Africana é uma contribuição da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e do Programa Educar para Transformar - Pacto pela Educação à implantação da Década Estadual Afrodescendente, decretada na Bahia, pelo Governador Rui Costa, no dia 21 de Setembro de 2015. 

O espirito que move este empreendimento está expresso nas palavras do Prof. Osvaldo Barreto, à ocasião do lançamento da Década Afrodescendente na Bahia, busca-se "a construção de caminhos que valorizem a cultura negra, da autoestima da juventude negra nas escolas, deste povo, que tem uma contribuição fundamental para a construção da Bahia e do Brasil”.

Qual a finalidade?

a. Proposição de estratégias para o desenvolvimento de pesquisas e de acessibilidade a conhecimentos relativos à contribuição dos povos africanos na constituição de um  processo civilizatório que abrange a toda humanidade;


b. Contribuir com a organização do trabalho pedagógico dos professores em torno dos temas de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.